Blog criado para divulgar o Curso de Extensão "Os caminhos da Micro-História: obras selecionadas" do Memorial do Poder Judiciário- UFS, em Aracaju.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Atenção: Na quinta-feira (09/12) a leitura de "A Interpretação das Culturas" (Clifford Geertz)
O retorno de Martin Guerre (Natalie Zemon Davis) por Manuel Belarmino
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Traição (Ronaldo Vainfas) por Antonio Filipe Caetano
.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
I Jornada de Pesquisa Científica do GEMPS/CNPq e GEPHIM/CNPq
Instituição Promotora: Universidade Federal de Sergipe - UFS/ Campus LaranjeirasLocal de Realização: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE); ESMESE; Memorial do Poder Judiciário e Museu do Homem Sergipano (MUHSE).
8:30h - 12h (IHGSE)> Mesa-Redonda: Educação Patrimonial - Os Museus como fontes de conhecimento.
Izaura Ramos (Palácio Olímpio Campos); Cristina A. C. V. Barroso (NMS-UFS/GEMPS e GEPHIM/CNPq); Renata Aragão (Memorial do Poder Judiciário)
.
14-16h > Mini-cursos no Memorial do Poder Judiciário e MUHSE
1) Memorial do Poder Judiciário: "Patrimônio Digital: Museologia na Web" (Profa. Dra. Janaina C. Mello)
2) MUHSE: “O artista como expositor” (artista Antonio Cruz)
* 25/11= 8:30h-12h (IHGSE)> Mesa-Redonda: A paleografia na leitura de fontes documentais
Antonio Filipe Pereira Caetano (UFAL); Antonio Lindvaldo Sousa (DHI-UFS); Verônica Maria Meneses Nunes (NMS-UFS/Museu do Homem Sergipano - MUHSE)
.
14h-16h > Curso de Extensão “Os Caminhos da Micro-História” (Leitura da obra “Traição” de Ronaldo Vainfas pelo Prof. Dr. Antonio Filipe Pereira Caetano – UFAL) no auditório da ESMESE/Palácio da Justiça Tobias Barreto na Pça. Fausto Cardoso.
* 26/11= 8:30h-12h (IHGSE)> Mesa Redonda: Instituições de Pesquisa em Sergipe: acervos e temas
Samuel de Medeiros Barros Albuquerque (NMS-UFS/GEPHIM/IHGSE); Gilson Sérgio Matos Reis (Arquivo Público Estadual de Sergipe); Eugênia Andrade Vieira da Silva (Arquivo do Poder Judiciário de Sergipe)
.
14h-16h > Mini-cursos no Memorial do Poder Judiciário e MUSHE
3) Memorial do Poder Judiciário: Mini-curso "A expografia do Memorial do Poder Judiciário: teoria e prática" (Prof. Rafael Santa Rosa)
4) MUSHE: Mini-curso "Educação ambiental e patrimonial na Museologia" (Profa. Ms. Fernanda Cordeiro)
.
*27/11: 8h-12h (MUHSE)> Workshop GEMPS/CNPq e GEPHIM/CNPq no MUSHE [Aberto à apresentação de trabalhos de alunos dos cursos da UFS e demais instituições de ensino superior]
Workshop > Regras para submissão de trabalhos para apresentação em sessão de comunicação oral.
Os trabalhos deverão ser enviados no formado Microsoft Word 97-2003, com título centralizado, em caixa alta, autor, email, instituição/curso, indicar se é bolsista ou monitor e agência financiadora, resumo de 10 linhas, espaço simples entrelinhas, Times New Roman 11, 4 palavras-chaves, seguido de texto completo da apresentação em Times New Roman 12, espaço 1,5 entrelinhas, citação com nota americana (RAMOS, 2009:45), mínimo e 5 laudas e máximo de 12 laudas com referências bibliográficas completas (Normas da ABNT), margens: esquerda 3,0; direita, superior e inferior 2,0 cm. Citações com mais de três linhas devem vir em tamanho 11, espaço simples, recuadas à esquerda 4cm. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas e itálico. Cada trabalho terá entre 15 e 20 minutos para apresentação com ou sem uso de data-show. Os arquivos devem ser enviados até 20 de novembro de 2010 para o e-mail: jornada.gempsufs@gmail.com
* Os trabalhos serão publicados em Anais do Evento com ISSN.
** Inscrições Gratuitas para apresentação de trabalho ou para ouvintes realizadas pelo email: jornada.gempsufs@gmail.com [inserir no “assunto do email”: “ouvinte” ou “apresentação de trabalho”]. Para ouvintes inscrições realizadas até: 20/11/2010. Não serão realizadas inscrições no dia do evento.
*** Mini-Cursos (40 vagas em cada/ Os inscritos deverão escolher 2 mini-cursos em dias diferentes 24 e 26/11 e indicar no email, será obedecida a ordem de envio de emails).
****As inscrições dos ouvintes serão confirmadas no dia 21/11 via resposta dos emails.
****Certificados para os inscritos que obtiverem 75% de presença. Entrega no último dia do evento nos mini-cursos.
Montaillou (Emmanuel Le Roy Ladurie) por Bruno Álvaro
Memórias de Dona Sinhá por Samuel Albuquerque (21/10)
Trabalho, Lar & Botequim (Sidney Chalhoub) por Rafael Santa Rosa
O Prof. Rafael Santa Rosa abordou nessa quinta-feira (23/09) o livro "Trabalho, Lar & Botequim" do historiador Sidney Shalhoub, inserindo os presentes no Brasil do final do século XIX, momento em que a belle époque caracterizou-se pelo fortalecimento político da República, o crescimento econômico e a expansão dos centros urbanos, em especial, o Rio de Janeiro. Para nos introduzir nesse cenário o autor do livro, historiador carioca, professor da Unicamp, revela aos bastidores de uma briga de bar entre trabalhadores do porto, que acaba no assassinato de um deles por causa de uma disputa amorosa."Trabalho, Lar e Botequim", mostra-se então um importante estudo sobre a belle époque feito por meio da análise de processos criminais.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
O queijo e os vermes (Carlo Ginzburg) por Marcos Silva
A Herança Imaterial (Geovanni Levi) por Antonio Lindvaldo
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Inscrições Esgotadas!
terça-feira, 27 de julho de 2010
O crime do restaurante chinês (Boris Fausto) por Janaina C. Mello
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Ficha de Inscrição
Nome: ___________________________________________________
Filiação e /ou Formação Acadêmica:_______________________________
Curso:____________________________________________________
Filiação Profissional:__________________________________________
Endereço:_________________________________________________
Tel:______________ Cel:______________ E-mail:_________________
.
**O interessado deverá fazer um "copy e cole" com os dados da "ficha de inscrição" (modelo anexo) em um arquivo word ou no corpo de seu email e enviar para o email: microhistoria.memorial@gmail.com
Mini-biografia dos Debatedores
.
.
.
Rafael Santa Rosa Cerqueira é graduado em História pela Universidade Tiradentes (UNIT), professor da ORES/UVA, Coordenador de pesquisas e exposições no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, pesquisador sobre a presença cigana em Sergipe no século XIX.
.
Bruno Gonçalves Alvaro é Professor Assistente de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Sergipe. Graduado em História, possui mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é doutorando no mesmo programa e instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval. Atua como pesquisador no Vivarium (Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo) da Universidade Federal do Mato Grosso e, ainda, como pesquisador colaborador no Programa de Estudos Medievais (Pem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Preocupa-se em analisar no doutoramento a atuação guerreira dos bispos de Sigüenza, entre os séculos XII e princípios do XIII, comparando-a às normativas canônicas que proibiam aos clérigos a prática militar, o porte de armas e a participação em sentenças de sangue. Também tem interesse nos seguintes temas: História dos Concílios Medievais Ibéricos e Romanos - Relações entre Igreja e Cavalaria - Península Ibérica na Idade Média Central - Estudos de Teoria e Metodologia da História.
.
Manuel Luiz Belarmino é graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente exerce suas funções no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe.
Mariana Emanuelle Barreto de Gois possui graduação em História pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestranda em História Social pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós Graduada em Ensino e Identidade Cultural em Sergipe pela Faculdade Atlântico. Curso de Extensão em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Exerceu a Tutoria Presencial do Curso de História UFS/UAB. Integrane do Grupo de Pesquisa GEPESC/UNIT. Possui experiência na área de História com enfãse em gênero, violência e justiça no oitocentos.
.
Inscrições e Certificados
.
Vagas: 50, sendo 10% destinadas aos funcionários do Tribunal de Justiça de Sergipe.
.
Certificados: expedidos pela PROEX, impressos no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe e entregues aos participantes com até 75% de presença no último dia do evento.
.
Carga horária: 40horas.
.
Procedimento: O interessado deverá fazer um "copy e cole" com os dados da "ficha de inscrição" (modelo anexo no outro post) em um arquivo word ou no corpo de seu email e enviar para o email: microhistoria.memorial@gmail.com
.
**A alocação de vagas será realizada por ordem de envio de email. No dia 06 de agosto será liberada no blog a lista de inscritos, e email de confirmação para os mesmos.
Programação
.
10 de agosto:
Obra: O crime do restaurante chinês - carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30 (autor: Boris Fausto)
Debatedora: Profa. Dra. Janaina Cardoso de Mello (GEMPS/NMS-UFS)
.
26 de agosto:
Obra: A herança imaterial - trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII (autor: Giovani Levi)
Debatedor: Prof. Dr. Antonio Lindivaldo Sousa (DHI-UFS)
.
09 de setembro:
Obra: O queijo e os vermes (autor: Carlo Ginzburg)
Debatedor: Prof. Dr. Marcos Silva (DHI-UFS)
.
23 de setembro:
Obra: Trabalho, Lar e Botequim (autor: Sidney Chalhoub)
Debatedor: Prof. Rafael Santa Rosa Cerqueira (MPJSE/ORES-UVA)
.
07 de outubro:
Obra: A interpretação das culturas (autor: Clifford Geertz)
Debatedor: Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi (DCS-UFS)
.
21 de outubro:
Obra: Memórias de Dona Sinhá (autor: Samuel Barros de Medeiros Albuquerque)
Debatedor: Samuel Barros de Medeiros Albuquerque (NMS-UFS/IHGSE)
.
04 de novembro:
Obra: Montaillou - Cataros e Católicos em uma aldeia Occitana (autor: Emmanuel Le Roy Ladurie)
Debatedor: Prof. Msc. Bruno Gonçalves Álvaro (DHI-UFS)
.
25 de novembro:
Obra: Traição - um jesuíta a serviço do Brasil holandês processado (autor: Ronaldo Vainfas)
Debatedor: Prof. Dr. Antonio Filipe Pereira Caetano (Departamento de História-UFAL)
.
02 de dezembro:
Obra: O retorno de Martin Guerre (autora: Natalie Zemon Davis)
Debatedor: Prof. Manoel Luiz Belarmino (MPJSE)
.
09 de dezembro:
Obra: Caetana diz não (autora: Sandra Lauderdale Graham)
Debatedora: Profa. Mestranda Mariana Emanuelle Barreto de Góis (UEFS)
.
Horário: 14h às 18h
Local: Memorial do Tribunal de Justiça de Sergipe (Auditório)
Palácio Sílvio Romero, Praça Olímpio Campos, 417 - Centro. Aracaju / Sergipe
"Os caminhos da micro-história: obras selecionadas"
.
Apresentação
.
A micro-história pode ser entendida como uma prática metodológica que possibilita, por meio do jogo de escalas de análise, a apreensão de aspectos que passariam despercebidos em escalas macroanalíticas, em análises estruturais, quantitativas e seriais. Permite a complexificação do social em que, nas palavras de Jacques Revel: "o individual não é contraditório ao social por aquele possibilitar a apreensão de aspectos diferentes do último". Utilizar o nome como fio condutor, nesse sentido, é uma interessante estratégia narrativa por situar o sujeito e suas relações como protagonistas do processo histórico, sem perder de vista as outras escalas que se inter-relacionam e compõem uma complexa trama histórica, para além de uma simples história local ou estudo de caso.