sexta-feira, 19 de novembro de 2010

I Jornada de Pesquisa Científica do GEMPS/CNPq e GEPHIM/CNPq

I JORNADA DE PESQUISA CIENTÍFICA DO GEMPS/CNPQ E DO GEPHIM/CNPQ: INSTITUIÇÕES MUSEAIS E A PATRIMONIALIZAÇÃO DAS FONTES SERGIPANAS
.
Coordenação: Professores Líderes do GEMPS e GEPHIM do Núcleo de Museologia (UFS - Campus Laranjeiras)
Instituição Promotora: Universidade Federal de Sergipe - UFS/ Campus LaranjeirasLocal de Realização: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE); ESMESE; Memorial do Poder Judiciário e Museu do Homem Sergipano (MUHSE).
.
Cronograma:
.
* 24/11= 8h – 8:30h > Credenciamento dos inscritos
8:30h - 12h (IHGSE)> Mesa-Redonda: Educação Patrimonial - Os Museus como fontes de conhecimento.
Izaura Ramos (Palácio Olímpio Campos); Cristina A. C. V. Barroso (NMS-UFS/GEMPS e GEPHIM/CNPq); Renata Aragão (Memorial do Poder Judiciário)
.
14-16h > Mini-cursos no Memorial do Poder Judiciário e MUHSE
1) Memorial do Poder Judiciário: "Patrimônio Digital: Museologia na Web" (Profa. Dra. Janaina C. Mello)
2) MUHSE: “O artista como expositor” (artista Antonio Cruz)
.
* 25/11= 8:30h-12h (IHGSE)> Mesa-Redonda: A paleografia na leitura de fontes documentais
Antonio Filipe Pereira Caetano (UFAL); Antonio Lindvaldo Sousa (DHI-UFS); Verônica Maria Meneses Nunes (NMS-UFS/Museu do Homem Sergipano - MUHSE)
.
14h-16h > Curso de Extensão “Os Caminhos da Micro-História” (Leitura da obra “Traição” de Ronaldo Vainfas pelo Prof. Dr. Antonio Filipe Pereira Caetano – UFAL) no auditório da ESMESE/Palácio da Justiça Tobias Barreto na Pça. Fausto Cardoso.
.
* 26/11= 8:30h-12h (IHGSE)> Mesa Redonda: Instituições de Pesquisa em Sergipe: acervos e temas
Samuel de Medeiros Barros Albuquerque (NMS-UFS/GEPHIM/IHGSE); Gilson Sérgio Matos Reis (Arquivo Público Estadual de Sergipe); Eugênia Andrade Vieira da Silva (Arquivo do Poder Judiciário de Sergipe)
.
14h-16h > Mini-cursos no Memorial do Poder Judiciário e MUSHE
3) Memorial do Poder Judiciário: Mini-curso "A expografia do Memorial do Poder Judiciário: teoria e prática" (Prof. Rafael Santa Rosa)
4) MUSHE: Mini-curso "Educação ambiental e patrimonial na Museologia" (Profa. Ms. Fernanda Cordeiro)
.
*27/11: 8h-12h (MUHSE)> Workshop GEMPS/CNPq e GEPHIM/CNPq no MUSHE [Aberto à apresentação de trabalhos de alunos dos cursos da UFS e demais instituições de ensino superior]
Workshop > Regras para submissão de trabalhos para apresentação em sessão de comunicação oral.
.
Os trabalhos deverão ser enviados no formado Microsoft Word 97-2003, com título centralizado, em caixa alta, autor, email, instituição/curso, indicar se é bolsista ou monitor e agência financiadora, resumo de 10 linhas, espaço simples entrelinhas, Times New Roman 11, 4 palavras-chaves, seguido de texto completo da apresentação em Times New Roman 12, espaço 1,5 entrelinhas, citação com nota americana (RAMOS, 2009:45), mínimo e 5 laudas e máximo de 12 laudas com referências bibliográficas completas (Normas da ABNT), margens: esquerda 3,0; direita, superior e inferior 2,0 cm. Citações com mais de três linhas devem vir em tamanho 11, espaço simples, recuadas à esquerda 4cm. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas e itálico. Cada trabalho terá entre 15 e 20 minutos para apresentação com ou sem uso de data-show. Os arquivos devem ser enviados até 20 de novembro de 2010 para o e-mail: jornada.gempsufs@gmail.com
.
* Os trabalhos serão publicados em Anais do Evento com ISSN.
.
** Inscrições Gratuitas para apresentação de trabalho ou para ouvintes realizadas pelo email: jornada.gempsufs@gmail.com [inserir no “assunto do email”: “ouvinte” ou “apresentação de trabalho”]. Para ouvintes inscrições realizadas até: 20/11/2010. Não serão realizadas inscrições no dia do evento.
.
*** Mini-Cursos (40 vagas em cada/ Os inscritos deverão escolher 2 mini-cursos em dias diferentes 24 e 26/11 e indicar no email, será obedecida a ordem de envio de emails).
.
****As inscrições dos ouvintes serão confirmadas no dia 21/11 via resposta dos emails.
.
****Certificados para os inscritos que obtiverem 75% de presença. Entrega no último dia do evento nos mini-cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário