sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Os caminhos da micro-história: obras selecionadas"


.
Apresentação
.
A micro-história pode ser entendida como uma prática metodológica que possibilita, por meio do jogo de escalas de análise, a apreensão de aspectos que passariam despercebidos em escalas macroanalíticas, em análises estruturais, quantitativas e seriais. Permite a complexificação do social em que, nas palavras de Jacques Revel: "o individual não é contraditório ao social por aquele possibilitar a apreensão de aspectos diferentes do último". Utilizar o nome como fio condutor, nesse sentido, é uma interessante estratégia narrativa por situar o sujeito e suas relações como protagonistas do processo histórico, sem perder de vista as outras escalas que se inter-relacionam e compõem uma complexa trama histórica, para além de uma simples história local ou estudo de caso.
.
(Melina Perussatto)
.
Partindo dessa pequena definição, o Memorial do Poder Judiciário de Sergipe em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS/CNPq da Universidade Federal de Sergipe (UFS) convida aos interessados no tema a comparecer no Curso de Extensão "Os caminhos da micro-história: obras selecionadas", onde duas quintas-feiras por mês (de agosto a dezembro de 2010), algumas obras de autores internacionais e nacionais serão analisadas em sua contrução narrativa e metodológica por renomados profissionais da área de história.
.
Foram portanto, escolhidas obras de autores como Carlo Ginzburg, Giovanni Levi, Clifford Geertz, Boris Fausto, Sidney Chalhoub, Emmanuel Le Roy Ladurie, Ronaldo Vainfas, Samuel Barros de Medeiros Albuquerque, Natalie Zemon Davis e Sandra Graham.
.
Servindo como tema de estudo para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a micro-história congrega uma interdisciplinaridade possível entre os campos da história, das ciências sociais, da antropologia, da museologia, da filosofia, das letras e outras áreas afins.
.
Mais do que discutir a teoria presente nas obras, busca-se traçar o percurso prático da micro-história através de seus enredos, personagens e conexões, deixando que a escrita encante e nos ensine os caminhos da pesquisa.
.
**Mais sobre o Memorial do Poder Judiciário em: http://www.tjse.jus.br/memorial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário